terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Primeiro Contato

Para quem me acompanha no blog Dicas Italianas sabe que estou morando no Norte da Itália e que por aqui já me deparei com algumas obras sociais voltadas ao Brasil.
Na verdade, como é comum na minha geração, meu contato com a igreja se baseou na ida à uma escola de freiras para depois me afastar completamente desta comunidade.

Foi aqui na Itália que resgatei um pouco da imagem da igreja bondosa e acolhedora através do conhecimento de algumas missões. Uma delas me chamou muita atenção, especialmente pela bondade que vi ( vi nos olhos e coração) em uma das freiras responsáveis cuja disposição nesta missão é realmente de "corpo e alma". Esta missão fica próxima a Maceió e é a ela que este site é dedicado.

Já fui testemunha aqui desta dedicação tão completa que citei, visitando uma instituição que ampara crianças e suas mães cuja organização é cuidada por apenas duas freiras e é um exemplo de arrumação, limpeza e bem estar dos que lá se apóiam. Talvez seja reflexo da cara mão de obra mas fiquei muito surpresa com a atividade que as envolve literalmente 24 hs por dia , todos os dias, contando com poucos voluntários.

O objetivo deste site é estimulá-los a contribuir com a missão em Alagoas, apesar de saber quantas tantas outras instituições louváveis existem por aí.
Na verdade o fato de ser no interior do Nordeste foi determinante. Falamos de miséria e dificuldades que vemos por todos os lados mas a miséria social encontrada neste locais tão distantes da nossa realidade de cidade grande do Sudeste , como é o planeta Marte, é estarrecedora. Deixamos este pedaço do Brasil para nossas férias em praias paradisíacas mas pouco contribuimos efetivamente e assim deixamos totalmente à deriva tanta miséria e necessidade.
A contribuição que peço pode ser feita à QUALQUER tempo,  frequência e  VALOR...mesmo um chinelo de dedo ajuda.
Segundo a irmã eles priorizam compras no mercado local de modo a poder distribuir o benefício das doações a tantas outras pessoas da comunidade. Gostei do conceito!

Meu papel é de facilitar e divulgar o contato. pedindo apenas que no caso de doações aqueles que quiserem me avisem através do item "comentários" deste blog para eu poder centralizar as informações e ter retornos sobre a aplicação destes recursos.

Como certamente diria a irmã Maria Teresa: Deus vos abençoe!

Conheça a obra através da Irmã Maria Teresa

Onde Fica?
O município de Joaquim Gomes da prefeitura está localizado em área de Mata Atlântica no norte do estado de Alagoas e fica a cerca de 78 km da capital Maceió. Tem uma população de cerca de 21 000 habitantes, dos quais 12 000 nas plantações rurais e urbanas e em outras sítios dispersos. 



Excluindo um pequeno grupo dedicado ao comércio e dos empregados e funcionários do município, a maioria é daqueles que trabalham nas plantações de cana de açúcar. Muito trabalho duro que os mantém longe de casa desde o amanhecer até o anoitecer.Quando termina a época do corte da cana muitos migram para outros estados em busca de trabalho deixando a família por cerca de seis a sete meses por ano. Os bairros são uma combinação de condições precárias de habitação, muitas das quais ainda são barrentas e de difícil acesso para o litoral e colocado em encostas quase intransitáveis.



Quando chegamos...
Nós, Irmãs de São José, vivemos nesta realidade a cerca de 22 anos.Digamos que no momento da nossa chegada a pobreza era grande, mas havia algumas perspectivas de melhores condições durante o período sazonal na Câmara Municipal porque havia uma Usina de álcool e açúcar, que funcionava bem, mas agora há mais de dez anos está fechada devido a uma política econômica diferente.
Hoje, a pobreza se juntou a miséria e a violência causada pela ausência da figura paterna nos longos meses de migração e a presença das drogas e da marginalidade. Isto afeta um numero grande de jovens e produz vítimas quase toda semana.


Nossa Missão e atividades
Nossa principal preocupação é oferecer às crianças, jovens e famílias os meios para a integração social, onde se encontram os direitos de subsistência, de acordo com o plano de salvação de Jesus Cristo que veio "para que todos tenham vida e vida em abundância."

Para isso, foram abertas 03 (três) creches localizadas em três bairros mais pobres para as crianças de três a seis anos, cinco dias por semana para um total diário de 260 alunos com o objetivo de colaborar com uma dieta mais adequada para seu crescimento e para isso é servido um lanche e uma refeição diária.




Outra atividade é dar suporte e assistência à crianças, adolescentes e jovens de 7 a 17 anos para um total de 300 assistidos também presente durante 5 dias por semana, para que tenham tempo depois da escola e façam esportes e artesanato com o objetivo de treiná-los para uma melhor compreensão cultural e consciência do próprio ser e mantê-los longe dos perigos da ociosidade e do vício. Para eles também é servido diariamente um substancioso lanche.Além disso, promovemos reuniões com o objetivo de envolver a família na educação dos seus filhos e dando informações sobre as normas de higiene necessários para a saúde física e mental.
Nestas ações não descuidamos do aspecto social do religioso, que está ligada à paróquia como a coordenação de catequese, da liturgia, visitando os doentes, idosos e os funerais, etc...

Somos capazes de realizar todas essas atividades, confiando na Divina Providência que nos chega através de muitas pessoas generosas e amigas que são simpáticos à causa dos pobres.