terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Conheça a obra através da Irmã Maria Teresa

Onde Fica?
O município de Joaquim Gomes da prefeitura está localizado em área de Mata Atlântica no norte do estado de Alagoas e fica a cerca de 78 km da capital Maceió. Tem uma população de cerca de 21 000 habitantes, dos quais 12 000 nas plantações rurais e urbanas e em outras sítios dispersos. 



Excluindo um pequeno grupo dedicado ao comércio e dos empregados e funcionários do município, a maioria é daqueles que trabalham nas plantações de cana de açúcar. Muito trabalho duro que os mantém longe de casa desde o amanhecer até o anoitecer.Quando termina a época do corte da cana muitos migram para outros estados em busca de trabalho deixando a família por cerca de seis a sete meses por ano. Os bairros são uma combinação de condições precárias de habitação, muitas das quais ainda são barrentas e de difícil acesso para o litoral e colocado em encostas quase intransitáveis.



Quando chegamos...
Nós, Irmãs de São José, vivemos nesta realidade a cerca de 22 anos.Digamos que no momento da nossa chegada a pobreza era grande, mas havia algumas perspectivas de melhores condições durante o período sazonal na Câmara Municipal porque havia uma Usina de álcool e açúcar, que funcionava bem, mas agora há mais de dez anos está fechada devido a uma política econômica diferente.
Hoje, a pobreza se juntou a miséria e a violência causada pela ausência da figura paterna nos longos meses de migração e a presença das drogas e da marginalidade. Isto afeta um numero grande de jovens e produz vítimas quase toda semana.


Nossa Missão e atividades
Nossa principal preocupação é oferecer às crianças, jovens e famílias os meios para a integração social, onde se encontram os direitos de subsistência, de acordo com o plano de salvação de Jesus Cristo que veio "para que todos tenham vida e vida em abundância."

Para isso, foram abertas 03 (três) creches localizadas em três bairros mais pobres para as crianças de três a seis anos, cinco dias por semana para um total diário de 260 alunos com o objetivo de colaborar com uma dieta mais adequada para seu crescimento e para isso é servido um lanche e uma refeição diária.




Outra atividade é dar suporte e assistência à crianças, adolescentes e jovens de 7 a 17 anos para um total de 300 assistidos também presente durante 5 dias por semana, para que tenham tempo depois da escola e façam esportes e artesanato com o objetivo de treiná-los para uma melhor compreensão cultural e consciência do próprio ser e mantê-los longe dos perigos da ociosidade e do vício. Para eles também é servido diariamente um substancioso lanche.Além disso, promovemos reuniões com o objetivo de envolver a família na educação dos seus filhos e dando informações sobre as normas de higiene necessários para a saúde física e mental.
Nestas ações não descuidamos do aspecto social do religioso, que está ligada à paróquia como a coordenação de catequese, da liturgia, visitando os doentes, idosos e os funerais, etc...

Somos capazes de realizar todas essas atividades, confiando na Divina Providência que nos chega através de muitas pessoas generosas e amigas que são simpáticos à causa dos pobres.

Nenhum comentário: